Assine a Declaração Calcule os Custos

A Guerra Contra as Drogas: Calcule os Custos e Explore as Alternativas

A 'guerra mundial contra as drogas' está em curso há 50 anos, sem que se consiga evitar a contínua tendência da oferta e do uso crescentes de drogas. Além desse fracasso, o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime também identificou as várias e sérias 'consequências negativas não intencionais' da guerra às drogas. Essas consequências não decorrem do uso de drogas em si, mas da escolha de uma abordagem punitiva que, por sua natureza, coloca o controle do tráfico nas mãos do crime organizado e criminaliza usuários. Nesse processo, essa situação:

  • compromete o desenvolvimento internacional e a segurança, e alimenta conflitos
  • ameaça a saúde pública, dissemina doenças e causa mortes
  • viola direitos humanos
  • promove estigmas e discriminação
  • gera crimes e enriquece criminosos
  • provoca desflorestamento e poluição
  • desperdiça bilhões na aplicação de leis de forma ineficiente

A 'guerra contra as drogas' é uma opção de política. Há outras alternativas que, no mínimo, deveriam ser discutidas e exploradas, usando as melhores provas e análises possíveis.

Todos nós temos os mesmos objetivos – um mundo mais seguro, mais saudável e mais justo.

Portanto, nós, que abaixo assinamos, conclamamos os líderes mundiais e as agências das Nações Unidas a quantificar as consequências negativas não intencionais da atual abordagem às drogas e avaliar os custos e benefícios em potencial de abordagens alternativas.

*Apoios individuais a essa declaração são bem-vindos – por favor, digite abaixo seu nome e email. Nomes poderão ser exibidos publicamente, mas seu email não será publicado ou compartilhado com terceiros.

*Apoios de organizações, empresas ou universidades a essa declaração também são bem-vindos. Se sua organização está interessada em apoiar essa declaração, entre por favor em contato com o coordenador do projeto Calcule os Custos, Martin Powell.